Lançamento de Os Erros Fatais do Socialismo – Fredrich A. Hayek

COMPARTILHE:
Share

A Faro Editorial gentilmente nos enviou uma cópia da primeira edição de Os Erros Fatais do Socialismo, obra de Friedrich August von Hayek originalmente lançada em 1989.

Hayek desenvolveu suas pesquisas favoráveis à pureza do mercado, fosse durante a Grande Depressão de 1929, fosse durante a expansão econômica ocorrida após a Segunda Guerra, creditada mesmo pelos países capitalistas ocidentais ao planejamento econômico governamental em um cenário democrático.

Em Os Erros Fatais do Socialismo, organizado com a ajuda da assistente Charlotte Cubitt, o autor identifica o capitalismo como uma ordem ampliada da cooperação humana. A civilização só pode ser compreendida quando se reconhece que tal ordem é resultado da evolução de práticas tradicionais e morais, difundidas por seleção evolutiva, que beneficiaram os grupos que as adotaram. Apesar de não negar à razão o poder de perseguir a justiça social através de normas e instituições, Hayek defende que o capitalismo precisa ser conservado por ser mais capaz de utilizar todo o conhecimento disperso. Neste sentido, a propriedade privada é benéfica por transferir a orientação da produção das mãos de alguns indivíduos, que tem conhecimento limitados, para uma ordem ampliada, que faz o máximo uso do conhecimento de todos. A base material da população mundial é capitalista. Agir contra tal realidade a fim de obter melhorias éticas ou instintivamente gratificantes poderia condenar bilhões de pessoas à morte e à miséria. Nem o Socialismo, nem nenhuma outra forma de organização do mercado poderia sustentar a atual população mundial.

É um livro que visa o público em geral, especialista ou não. A linguagem é clara e os temas vão além da Economia: o autor discute o que acredita ser influência socialista na linguagem e o papel da religião no desenvolvimento das tradições morais. Acima de tudo, a obra é recomendada a quem, de direita ou de esquerda, não tem alergia ao conhecimento. Veja onde você pode encontrar o livro clicando aqui.

Ficha Técnica:

Titulo: Os erros fatais do Socialismo – Por que a teoria não funciona na prática
Autor: F. A. Hayek
Número de páginas: 240
Formato: 16×23 cm
ISBN 978-85-62409-97-4

Rolf Amaro

Nascido em 83, formado em Ciências Sociais, músico, sempre ando com um livro na mão. E a Ana,minha senhora, na outra.

More Posts

Follow Me:
Twitter

Desabafos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.