Resumo do verbete Lumpemproletariado, presente em Dicionário do Pensamento Marxista, organizado por Tom Bottomore. Boa leitura!
…
Em O Dezoito de Brumário de Luis Bonaparte (1852), Marx refere-se ao lumpemproletariado, do alemão lumpenproletariat, como uma massa desintegrada, que reunia indivíduos arruinados e aventureiros egressos da burguesia, vagabundos, soldados desmobilizados, batedores de carteira, mendigos etc., nos quais Luís Bonaparte apoiou-se em sua luta pelo poder. Em um contexto semelhante, ao analisar a ascensão do fascismo, autores marxistas mais recentes também fizeram referências ocasionais ao lumpemploretariado, embora tal noção não tenha um lugar muito destacado em sua análise.
O principal significado da expressão lumproletariado não está tanto na referência a qualquer grupo social específico, mas antes no fato de ela chamar a atenção para o fato de que, em condições extremas de crise e de desintegração social em uma sociedade capitalista, um grande número de pessoas pode separar-se de sua classe e vir a formar uma massa “desgovernada”, particularmente vulnerável às ideologias e aos movimentos reacionários.
Bibliografia:
BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Trad. de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.